Yakisoba: O Prato Chinês que conquistou o Japão e o Brasil.

Sōsu yakisoba também conhecido como Yakisoba é um prato de origem chinesa, muito popular na culinária japonesa e que vem conquistando muitos brasileiros.

No Japão, o termo yakisoba (yaki = assar, grelhar, soba = macarrão), refere-se normalmente ao sauce yakisoba, isto é, um prato muito simples, feito de macarrão refogado com legumes e carnes, temperados com um molho específico (sauce), com sabor similar ao molho inglês, porém mais espesso.

Ele pode ser feito com macarrão do tipo lámen, também sendo comum o uso de macarrão do tipo talharim. O prato que é conhecido internacionalmente é muito famoso aqui no Brasil. É um dos pratos mais tradicionais de Mato Grosso do Sul, notadamente na capital, Campo Grande, para onde foi levado por imigrantes japoneses originários da Ilha de Okinawa, que chegaram à cidade em 1908.

Seu preparo é muito simples e rápido, o que torna-se ainda mais acessível ao gosto popular.

A China possui uma das mais exóticas e conhecidas culinárias de todo o mundo. Na maioria das grandes e médias cidades do planeta, é possível encontrarmos algum restaurante chinês, muitas em formato de fast-food. A principal característica da culinária chinesa é o contraste das cores, aromas e sabores de cada prato, uma tradição baseada no yin e yan: os pólos contrários se complementam. É comum vermos a mistura de pratos doces e salgados, picantes e agridoces, quentes e frios, etc.

Para os chineses, a cor, o aroma e o sabor dos alimentos possuem a mesma importância. Por isso são usados ingredientes específicos, como o alho-poró, o gengibre e a pimenta, que conferem um aroma bastante agradável aos pratos, que também são bastante coloridos.

A culinária da parte norte da China (inclusive de Pequim) se caracteriza principalmente pela importância das massas e frituras: talharim, pastéis, bolinhos de carne, etc. Já os pratos da região do sul do país são bastante variados.