Temaki – A história por traz dessa deliciosa iguaria

Temaki - Temakeria
Temaki - Temakeria

O Cone de algas recheado com peixe cru e arroz, o tradicional temaki, nasceu no século 19 como uma opção de comida rápida para os japoneses que moravam em Edo, cidade que posteriormente virou a capital nipônica: Tóquio. Na época, os quiosques de sushi eram a opção mais popular, justamente pela facilidade no preparo da comida: o sushiman enrolava na própria mão uma espécie de charutinho com os recheios disponíveis e passava ao cliente. O molho shoyu era oferecido em bacias comunitárias dispostas sobre o balcão. Para evitar que ele pingasse nas roupas das pessoas, em 1924 os japoneses inventaram o formato de cone.

Não é novidade para ninguém que os temakis caíram no gosto dos brasileiros, mas você sabia que temakerias foram inventadas aqui? Segundo o crítico de gastronomia e professor de gastronomia da Mackenzie, Arnaldo Lorençato, no Japão não é hábito comer o prato fora de casa. “Os restaurantes especializados em temaki são uma invenção brasileira”, explicou o professor e crítico.

Peixes, algas, cogumelos, tofu, arroz e outros ingredientes da culinária japonesa carregam o segredo milenar da longevidade do povo japonês. Uma pesquisa publicada recentemente comprovou que as pessoas que seguem uma dieta japonesa saudável têm cerca de 40% menos sintomas de depressão do que aquelas que não a seguem. Dá para entender o porquê destes números com um olhar mais atento sobre um cardápio básico da comida japonesa. As preparações levam pouca ou nenhuma gordura saturada (o tipo que é nocivo ao organismo) tornando os pratos mais leves, os alimentos crus preservam 100% dos nutrientes e, além disso, são ricos em substâncias importantes para preservar a saúde, como o ômega 3 do salmão, que previne contra doenças cardiovasculares, ou o lentinan dos cogumelos, que reforça o sistema imunológico.

Até mesmo quem está de regime pode colher as vantagens e prazeres da culinária sem peso na consciência. “Basta evitar versões fritas ou com cream cheese e maionese, que acrescentam mais calorias aos pratos.