Sedação com Óxido Nitroso

Sedação com óxido Nitroso

A sedação com óxido nitroso é um recurso odontológico utilizado há bastante tempo pelos dentistas nos EUA, Canadá e Europa. No Brasil, seu uso está permitido, mas é ainda pouco divulgado, e por isso há certa desinformação a respeito desta ferramenta tão importante e útil na odontologia.

Ele proporciona um intenso relaxamento, sedação consciente, analgesia e consequente controle do medo, “stress” e da ansiedade. Este gás é responsável pela liberação de endorfina, que é um hormônio endógeno, semelhante a morfina, que tem um efeito analgésico potente.

Quando é indicada a sedação com óxido nitroso?
O emprego do óxido nitroso é extremamente útil e indicado para tratar pacientes que necessitem de atenção redobrada, como portadores de necessidades especiais; doença de Alzheimer; doenças cardiovasculares, respiratórias, neurovasculares, hepáticas, convulsivas e epilepsias; alergias; grávidas; diabéticos; pacientes com ânsias de vômito; em crianças ou mesmo para aqueles pacientes que tem fobia e quadros de ansiedade no momento do tratamento dental.

A sedação com óxido nitroso dispensa o uso de anestésicos locais?
Não. Trata-se de uma sedação usualmente leve, que não dispensa o uso de anestésicos locais nos procedimentos odontológicos. Entretanto, o ato de dispensar a anestesia local fica mais facilitado, uma vez que o paciente tolera melhor a infiltração dos tecidos.

A sedação com óxido nitroso é igual a uma anestesia geral?
Não. A sedação com óxido nitroso e oxigênio é um método que adequadamente utilizado produz sonolência leve, diminuição da sensação dolorosa e diminuição da ansiedade, mas mantém o paciente acordado, cooperativo, respirando espontaneamente e com todos os seus reflexos de proteção íntegros.

Quais são as principais aplicações da sedação com óxido nitroso?
Ele é aplicável em TODOS os procedimentos incluindo odonto-pediatria, procedimentos complexos (implantes, extração de terceiros molares) e em pacientes odonto-fóbicos.

Após a retirada da máscara, quanto tempo o paciente continua sedado?
A recuperação é muito rápida e é uma das principais vantagens da técnica. O tempo de recuperação médio é de cerca de dez minutos. O efeito é imediato e é totalmente controlado pelo dentista que pode reverter o quadro a qualquer momento.

Mas de todas as vantagens, a mais importante é com relação a segurança, a sedação com óxido nitroso é considerada um dos procedimentos sedativos mais seguros na odontologia.

Oferecimento:

Oral Blanc

DEIXE UMA RESPOSTA