Queda de Cabelo: Motivos e Soluções.

Quem nunca penteou ou lavou o cabelo e percebeu uma grande quantidade de fios na escova ou nas mãos?

Normalmente as mulheres perdem de 50 a 100 fios de cabelo por dia. Mas como saber se a causa é a queda ou a quebra? Ao caírem, os fios são substituídos imediatamente. Esse tipo de queda dos cabelos pode acontecer de acordo com a estação do ano. Na primavera e principalmente no outono, a queda é acentuada, pois o metabolismo do corpo está em alta.
Porém, se você notar falhas no couro cabeludo, cuidado! Pode ser um sinal de queda capilar.

Até certo ponto a queda é absolutamente normal, no entanto alguns distúrbios podem desencadear uma queda anormal de cabelos. Em alguns casos, é hereditária, em outros, ela é deflagrada pelo estresse, por dietas não balanceadas ou doenças. A única coisa que elas têm em comum é o resultado: a perda de cabelo.

Ao contrário da crença popular, a queda de cabelo não é um problema exclusivamente masculino: cerca de 40% das mulheres sofrem de algum tipo de queda de cabelo que exige tratamento pelo menos uma vez ao longo da vida.

Como identificar a causa da queda de cabelos?
O primeiro passo após desconfiar deste problema é procurar um dermatologista. Este especialista vai então proceder com uma checagem completa das possíveis origens da queda de cabelo por meio da terapia capilar. Ele pode ainda pedir uma análise do histórico clínico de uso de medicamentos e exames laboratoriais, como o exame de excesso de vitamina A. A verificação da presença de doenças como diabetes, câncer, infecções, anemia ou ainda a identificação de alterações hormonais como hipo e hipertireoidismo.

Os regimes alimentares ou dietas podem influenciar diretamente no comportamento da queda de cabelos.

No tratamento da queda, existem algumas vitaminas que ajudam como a vitamina D, Omega 3, Pantogar. Além de utilizar produtos de uso tópico, é necessário melhorar a alimentação de um modo geral, aumentando o consumo de alimentos ricos em vitaminas, como laranja, cenoura e também proteínas, como carnes, iogurte e ovo, por exemplo.

Nós somos os responsáveis pela nossa saúde. Por isso, precisamos manter alguns hábitos saudáveis que nos ajudam a viver bem, para mais tarde, não sofrermos com os efeitos dos nossos comportamentos desregrados. Cuidar da saúde e do seu cabelo diariamente pode ser a melhor solução para a queda.