Quais as diferenças entre textura e grafiato.

As paredes de uma casa podem ser revestidas por diversos tipos de materiais e acabamentos. Em algumas, como banheiro e cozinha, são colocados revestimentos cerâmicos, devido a presença de umidade (caso do banheiro) e a necessidade de lavar (caso da cozinha).

Há também o tradicional reboco, gesso, textura e grafiato. Esses dois últimos têm sido bastante comuns em diversos tipos de construção e para as diversas finalidades.

Mas afinal qual a diferença entre textura e grafiato?

Textura
Textura
Grafiato
Grafiato

As diferenças entre eles são basicamente no resultado aparente que eles demonstram, enquanto o grafiato é representado por aspecto de ranhura, a textura é mais diversa, podendo ser usada com aparência decorativa, texturizado ou arrepiados.

 

Entre as vantagens apresentados por textura ou grafiato podemos citar o seguinte:

Aspecto decorativo: A principal aplicação deles é no aspecto decorativo quando bem trabalhado poderá ajudar a melhorar o aspecto visual de um ambiente, seja uma sala, cozinha, quarto ou área externa. O grafiato é muito comum para fachadas, inclusive.

Contraste: Pode ser útil em ambientes muito estáticos e de cor uniforme, com isto ele poderá apresentar um bom contraste, especialmente quando pintado de cor diferente e complementar à usada do ambiente. Este tipo de recurso requer cuidados e deve ser feito com o auxílio de um profissional.

Controle de umidade: Muitas pessoas usam a textura ou o grafiato como uma estratégia para paredes em que há problemas com infiltração, porém quando o problema da umidade é mais complexo o ideal é atacar a raiz do problema.

Lavável: Ambos são laváveis e isto é útil para a limpeza interna ou externa.
Seja para destacar uma parede ou para dar mais vida no ambiente, textura ou grafiato sempre mantém o charme e sofisticação em sua residencia!

 

Oferecimento:

Tintas Hortolândia