Os mitos e verdades sobre o consumo de energia

Como Economizar Energia Elétrica

A energia elétrica, assim como a água pode representar nesse verão uma das maiores contas da casa e do condomínio. Seu uso indiscriminado, além de fazer mal à natureza, também agride o bolso. Então, por que não limitar seu consumo ao estritamente necessário? Uma simples troca de lampadas nas áreas sociais do condomínio pode trazer um grande beneficio.  Descubra aqui se você sabe tudo sobre o uso correto e consciente no seu condomínio e, assim, ajude o local a ter um consumo racional de energia.

As lâmpadas fluorescentes são mais econômicas do que as incandescentes (amarelas)? E as lâmpadas de LED?

Especialistas destacam que as lâmpadas de LED consomem menos ficando em primeiro lugar, seguidas das fluorescentes – compactas e tubulares, e, por último, as incandescentes. No entanto, se compararmos o preço pago pelo consumidor na hora da compra da lâmpada, a diferença significativa do valor do produto leva muitas pessoas a comprarem as lâmpadas amarelas. Como regra, deve-se evitar o uso das incandescentes, que são baratas, mas cuja energia gasta custa caro ao final do mês.
Como as de LED ainda estão em desenvolvimento, o seu valor na hora da compra ainda não proporciona uma relação positiva de custo (preço da lâmpada) x benefício (energia economizada) para a maioria da população. Assim, optar pelas fluorescentes ainda pode ser a melhor escolha.

Computadores: o que gasta menos energia, deixar ligado 24h ou ligar e desligar cada vez que vai usar?
Se o tempo de pausa entre um uso e outro do computador for pequeno, em torno de 15 minutos, por exemplo, não vale à pena ligar e desligar todos os componentes. Apenas desligar o monitor, que consome bastante energia, já ajuda na economia. Agora se as pausas entre os usos forem longas, mais de uma hora, os especialistas aconselham desligar tudo. Outra opção é programá-los para entrar em modo de espera ou desligamento automático após uma hora sem uso, para o caso de o usuário esquecê-lo ligado.

Chuveiro e ar-condicionado 220 volts gastam menos energia que os de 110 volts?

Os especialistas afirmam que a diferença no consumo de energia entre aparelhos 220 volts e 110 volts é pequena e não afeta de maneira significativa o consumo. No entanto em 220 volts os equipamentos vão funcionar melhor, ter um bom desempenho, além de prolongar a sua vida útil.

Dá para economizar energia com o uso ar condicionado?
Quando pensamos em calor é inevitável não pensar nos gastos com ar condicionado, principalmente no verão. Mas você sabia que dá pra economizar energia utilizando aparelhos que priorizam a eficiência energética? Realizar a troca de um aparelho de ar condicionado mais antigo por um mais moderno gera uma enorme economia de energia. O retorno do dinheiro gasto no novo aparelho pode voltar para o usuário em apenas seis meses – em alguns casos, com o uso diário no verão, o retorno pode ser ainda mais rápido, podendo ser conferido até o fim da estação. Outra grande importância na troca de aparelho é a qualidade do ar. Esses novos aparelhos, além da economia financeira, gastando menos energia, ainda mantém a temperatura estável, e dessa forma a qualidade do ar é melhor.
Se o ar condicionado anterior era um tradicional de janela, a economia pode chegar a 70 – 80%.
Agora que você já sabe que dá pra aliviar o calor sem consumir tanta energia, basta pesquisar o melhor preço e realizar a troca do seu modelo de ar condicionado, priorizando o baixo custo de energia elétrica.

 

Oferecimento:

Tem Tempo - Instalações Elétricas