Impressoras: Como prolongar sua vida útil.

A pressão por vezes exercida no trabalho ou até mesmo em casa, faz com que deixemos de cuidar de algo ainda essencial: as impressoras conectadas ao nosso computador.

Cuidados básicos e essenciais, fazem com que você prolongue a vida útil deste equipamento e ajuda a evitar custos desnecessários com manutenções frequentes.

Aqui vai algumas dicas:
Ao desembalar seu equipamento e antes de instalá-lo, leia com atenção o manual de instruções. Nada de querer de bancar o expert com um equipamento que você não conhece.

Nada de ligar e desligar a impressora várias vezes ao dia: O (mau) hábito pode levar a danos nos cartuchos, que a todo momento são alinhados no trilho do aparelho. Deixe a impressora ligada até ter certeza de que não vai mais usá-la. Cartucho bem cuidado imprime mais – gasta menos tinta e dinheiro.

Nada de desligar direto da tomada: Tem quem ligue a tomada da impressora no estabilizador e depois desligue a máquina direto pelo estabilizador. O melhor – por mais óbvio que seja, muita gente faz o contrário – é usar o botão liga e desliga, para não danificar o aparelho.

Deixar de usar a impressora por longos períodos: O ideal é imprimir algo pelo menos uma vez por semana, para que a impressora faça a checagem de inicialização (quando ela detecta se há algum problema) e esteja sempre pronta para funcionar.
Usa jato de tinta? Então, cuidado no transporte: Trate a impressora com “carinho” no transporte. Nada de chacoalhá-la ou virá-la de cabeça para baixo, a tinta pode acabar escorrendo internamente. Isso é pouco comum de ocorrer, mas equipamento antigos têm maior tendência.

Tire o cartucho com muito cuidado: Nunca (nunca mesmo) puxe o carro de impressão com a mão durante a troca de cartuchos. As impressoras geralmente alinham o cartucho na posição correta para eles serem removidos. Se isso não ocorrer, dê o comando pelo software de impressão no computador.

Não exagere no papel: Pode até parecer uma grande economia de tempo entulhar a bandeja da impressora com um monte de papel, mas a pressa é inimiga da perfeição. O excesso de papel aumenta a chance de ela puxar mais de uma folha por vez e “comê-las”.

Limpeza é fundamental: Evite deixar produtos nocivos perto da sua impressora, tais como COMIDA e LÍQUIDOS. Uma limpeza periódica externa e interna também é aconselhável

Impressora deu problema mesmo assim? Procure ajuda especializada. Se mesmo com todo o carinho necessário, a sua impressora resolveu não colaborar e deu problema, procure uma assistência técnica autorizada. Você pode danificar (ainda mais) a máquina tentando desentupi-la do papel “comido” ou mexendo no carro de impressão.