Dicas para reduzir o consumo de água em seu condomínio

Economia de água em condomínios

Estamos passando por uma onda de calor e pouca chuva em todo estado, com o calor forte nossa tendência é utilizar mais água. Não só para a hidratação do corpo, mas também para nos refrescar e manter nossas plantas e jardins protegidos dos efeitos do sol.

O que não falta é tecnologia e meios para ajudar a diminuir o consumo de água no condomínio. O uso desses métodos, porém, deve estar intimamente ligado a adoção de procedimentos de economia de água nas residencias, como não tomar banhos muito demorados, fechar a torneira para escovar os dentes, só usar a máquina de lavar roupas em sua capacidade total, entre outras medidas.

Abaixo, algumas dicas que podem reduzir os gastos em seu condomínio:

 

1- Invista em inspeções contra vazamentos

Verifique com seu sindico ou zelador se é realizado a vistoria periódica de todas as válvulas e torneiras do condomínio. Caso essas medidas não estejam sendo adotadas o ideal é que seja botada em pauta e votada em assembleia.

O profissional técnico identificará se existe desperdícios de água devido aos vazamentos, e se estes devem ser arrumados pelo condomínio ou pelas unidades, individualmente. Se o problema for gerado pelo mau uso dos equipamentos, então é o condômino quem deve arcar com as despesas.

 

2- Individualização dos hidrômetros

Essa é, sem dúvida, a principal medida para economizar água em condomínio. Uma vez que cada um paga o que consome em sua residencia, esse pode ser o maior fator de motivação para uma diminuição no uso da água.

No sistema tradicional, o condomínio divide todo o gasto entre os moradores.

O custo do investimento na individualização dos hidrômetros vem caindo sistematicamente nos últimos anos. Vale a pena fazer um orçamento para o seu condomínio e calcular em quanto tempo haverá um retorno do investimento.

 

3- Redutores de vazão

Essa dica serve principalmente para os locais de uso coletivo e para as residencias.

Instalados em chuveiros e torneiras esse redutor pode ser uma ótima ajuda para economizar água.
Esses aparelhos podem ser sofisticados, como as torneiras automáticas ou com leitores fotoelétricos, ou simples, como redes de ferro que direcionam a água. Os gastos têm retorno garantido, uma vez que a economia começa logo que são instalados.

 

4- Reaproveitamento e reuso da água.

Alguns condomínios optam por construir reservatórios para armazenar a água das chuvas ou reaproveitar . Essa água seria usada para a limpeza de áreas comuns e também para regar os jardins.
Outros condomínios se utilizam do reservatório para escoar a água da chuva já existente, para bombear a água acumulada para fora do subsolo, e assim reaproveitá-la para limpeza de áreas comuns.

Existem muitas e muitas opções criativas para economizar água, consulte sempre empresas e profissionais especializados para a realização dos serviços em seu condomínio.

Converse com o sindico, vizinhos e familiares sobre as possibilidades e opções para reduzir o consumo e desperdício de água.

Comente abaixo quais medidas seu condomínio já utiliza para economizar água.