Dicas para deixar sua casa mais fresca no Verão.

Temos convivido nestes últimos anos, com temperaturas acima da média e casa abafada virou praticamente sinônimo de Verão.

Para que você se torne sua casa mais arejada e fresquinha, e ainda consiga uma pequena economia no uso de ar-condicionado e ventiladores, segue abaixo algumas dicas úteis:

– Procure substituir aqueles tapetes peludos de cores fortes ou escuras, por peças em tons pastel ou fios curtos.

– Consulte seu orçamento e veja se existe sobra para colocar itens de vidros, como espelhos, vasos e outros. O vidro ajuda a refrescar o ambiente.

– Procure deixar o ambiente mais livre possível. Aquele abajur antigo, artigos de madeira e outros, devem ser retirados, para que ar circule em mais espaços do ambiente.

– Cores escuras na pintura? Nem pensar. Tintas claras, adesivos ou papel de parede, são os recomendados.

– Veludos e camurças são tecidos pesados para sofás, mas se você não pretende trocar seu sofá agora e eles possuem estes tecidos, procure usar capas de tecidos leves como linho ou algodão. Não esqueça que neste período de calor intenso, aquelas mantas de sofá devem guardadas até o período de temperatura mais amena.

– Se você achar que a cortina está deixando seu ambiente mais pesado, mas para tirar o forro, irá atrapalhar na sua leitura, assistir TV e etc, mude somente o xale para um tom mais leve.

– Felizmente as lâmpadas tradicionais não podem ser mais fabricadas, mas caso você ainda as tenha em algum ambiente, troque por uma de LED, que aquece menos e ainda irá lhe ajudar na economia de energia.

– Plantas são essenciais para deixar o ambiente mais fresco, mas evite plantas com folhagens longas e volumosas, que podem fazer com que ambientes menores, tragam a sensação de calor.

– Aproveite os espaços, usando fontes, aquários e outros objetos de decoração com água, pois a umidade gerada por estes objetos, colaboram para um ambiente mais fresco.

– Desde que haja possibilidade, deixe sempre portas, janelas e outros sempre abertos, para uma maior circulação do ar natural, que contribuirá para um maior frescor de sua casa.

– Equipamentos elétricos ligados mesmo que em stand by além de contribuir para o aumento na conta de luz, gera calor para o ambiente, principalmente em ambientes pequenos, se possível retire todos os equipamentos da tomada quando não for utilizar.