Base: para uma pele do rosto, uniforme, natural e sem imperfeições

A preparação de pele é um dos passos fundamentais para uma maquiagem perfeita. O principal item para deixar a pele homogênea e esconder as imperfeições é a base.

Existem bases líquidas, em bastão, cremosas, em spray, mousse e até mesmo outros produtos como protetores solares e hidratantes que funcionam como base. As cores variam desde simples nomenclaturas como claro, médio e escuro, até siglas envolvendo letras e números.

– A base deve ser apropriada ao tipo de pele (seca, mista ou oleosa);

– A base deve condizer com o seu tom de pele, isto é, a mais próxima do seu tom de pele. Se estiver indecisa entre dois tons, opte pelo mais claro;

– A base deve conter um protetor solar, de modo a retardar o fotoenvelhecimento.

Existem no mercado bases de várias texturas, e a sua escolha será condicionada pela que melhor se adapta ao seu tipo de pele

Antes de passar a base é importante que a pele esteja limpa e hidratada. Uma dica é nutrir a pele antes de aplicar a base, pois assim ela terá uma maior aderência e preencherá melhor, para que, independente do tipo de pele, a base tenha uma maior durabilidade.
Como aplicar base:

A aplicação da base pode ser feita de diversas maneiras, opções de pincéis e esponjas é o que não falta. No entanto, uma das melhores maneiras de passar a base é por meio de pincéis. Segundo especialistas o pincel  cobre melhor os poros e adere melhor a pele, além de espalhar o produto de forma mais uniforme.

Para a área dos olhos, a aplicação da base com os dedos pode ser a melhor opção.

Após aplicar a base, qualquer que seja a sua escolha, verifique se está uniforme.

Observe o rosto à luz do dia pois a luz artificial pode mascarar diferenças de cor mais sutis.

Tenha especial atenção à zona do nariz, sobrancelhas, linha da testa e pescoço, de modo a que se encontrem homogêneas, pois são zonas de acumulação de base.