A Importância das Refeições Regulares.

Refeições Regulares
Refeições Regulares

Em uma alimentação saudável, além do tipo, quantidade e variedade dos alimentos que devem fazer parte da alimentação diária, há que ter em conta a o tempo entre as refeições ao longo do dia. Uma boa distribuição das refeições permite uma melhor utilização dos nutrientes e dá energia para o organismo, ao mesmo tempo que permite controlar o que se come e quanto se come.

Um dia de alimentação ideal deve ser constituído por 5 a 6 refeições, o intervalo entre cada refeição não deve ser muito grande, evitando ultrapassar as 3 horas.

Uma das mais importantes refeições é o café da manhã, ele deve ser completo com vitaminas, proteínas, minerais e carboidratos.

Além de ser a primeira e principal refeição, ele nos ajuda a dar energia para gastarmos ao longo do dia, além de nos proporcionar força para praticarmos exercícios físicos e evita a perda de massa muscular.

Um café da manhã balanceado nos auxilia para que não haja exageros na hora do almoço e ajuda a impedir que sintamos tanta fome entre as principais refeições, outros benefícios incluem a ativação do nosso metabolismo e evita o depósito de gordura localizada.

Um recente levantamento realizado no Brasil apontou que 92% dos lares tomam café da manhã, porém a maioria (76%) não considera a refeição como uma das principais do dia. Existem vários motivos que fazem com que o hábito de tomar café da manhã seja deixado de lado na adolescência. Os meninos costumam dormir um pouco mais e meninas levam mais tempo para se arrumarem para ir à escola. As consequências podem ser a falta de energia durante as aulas, pela ausência do aporte calórico necessário para manter a atividade metabólica adequada, e a falta de nutrientes essenciais às atividades diárias e desenvolvimento, como o cálcio, que participa da formação da estrutura óssea.

O almoço é a segunda refeição em importância do dia, também deve ser muito bem cuidado e preparado. Uma dica é buscar elaborar um almoço que alcance uma grande variedade de alimentos, um almoço saudável e completo poderia conter alguma carne (preferivelmente grelhada), uma salada bastante variada, arroz, feijão, um suco e uma fruta como sobremesa.

Outra refeição que temos com grande importância é o jantar. Uma boa ideia é procurar alimentos à base de produtos naturais para compor um cardápio – se você tiver um espaço em sua casa, pode até mesmo preparar uma pequena horta. Alimentos naturais cultivados sem agrotóxicos (os chamados alimentos orgânicos) quando bem escolhidos podem ajudar e muito na desintoxicação e reeducação alimentar de nosso corpo.